Como armazenar chocolate de forma correta?

Ganhou muitos chocolates e não sabe como guardar? Muitos optam por armazenar o chocolate na geladeira, mas isso não é a forma ideal.

Você já percebeu que ao guardar o chocolate na geladeira ele acaba se tornando mais esbranquiçado? Isso ocorre por causa das baixas temperaturas e é chamado de fat bloom, a gordura do cacau acaba se separando da massa do cacau e indo para a superfície do chocolate e faz com que ele fique coberto com uma camada branca. 

Temos também o sugar bloom, ele acontece por causa da humidade, a humidade acaba dissolvendo o açúcar e quando a água dessa humidade seca, os cristais do açúcar ficam na superfície e acabam formando um “granulado”esses procedimentos não estraga o chocolate em si porém altera um pouco o sabor e a qualidade.

Mas então, onde posso guardar o chocolate?

Pelo motivo de a gordura do cacau começar a derreter a partir de 34ºc, por isso que o chocolate derrete muito bem na boca, o lugar mais indicado para armazenar ele é um lugar ventilado, fresco, sem sol e longe de produtos que emitem odores fortes, pois o chocolate acaba absorvendo os odores tanto de produtos como de alimentos facilmente. 

O papel alumínio é um bom aliado para ajudar a armazenar o chocolate mas lembrando sempre de deixá-lo na embalagem original. 

O que fazer quando a geladeira é a única solução?

Sabemos que o Brasil é um país tropical, com isso é muito quente e às vezes a única solução é guardar o chocolate na geladeira, mas como fazer isso para que não ocorra o fat bloom e o sugar bloom? 

Pegue um plástico filme, ou um saquinho zipy lock, retire todo o ar de dentro e feche bem. Quando for consumir ele, tire ele da geladeira por volta de duas horas antes mas não tire ele do plástico/saco que você embalou até a hora de consumir. 

Esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *