O que é chocolate vegano? Conheça mais sobre ele e aprenda como é feito

Nos últimos anos, diversos estilos de vida mais saudáveis surgiram ao redor do mundo, o que implica bastante na forma de consumir os alimentos. Um exemplo claro disso é com relação ao veganismo, que, dentre tantos produtos, também engloba o chocolate vegano.

Mais saudável e sustentável, o chocolate vegano é uma ótima opção na hora de consumir um doce bem gostoso e, ainda por cima, sem prejudicar a natureza.

A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre esse produto e aprender como ele é feito, bem como os benefícios que apresenta.

Boa leitura!

Primeiramente, o que é o veganismo?

Apesar de muita gente achar que o veganismo é algo que as pessoas praticam para não comer mais carne animal e seus derivados, ele, na verdade, é uma filosofia de vida que objetiva o fim da exploração animal de qualquer tipo.

Em outras palavras, o veganismo é um modo de viver que exclui, conforme o possível, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, seja na alimentação, vestuário, cosméticos, entre outros pontos.

Hoje em dia, existem muitas maneiras de tornar o mundo melhor, e praticar o veganismo com certeza é uma delas. Hoje, felizmente, quem está iniciando na prática já encontra mais facilmente opções de alimentos no mercado, podendo ser hambúrgueres, pratos prontos, sorvetes e também chocolates.

E por falar em chocolate vegano, descubra no tópico seguinte como essa delícia é feita.

Do que é feito o chocolate vegano?

Engana-se quem pensa que o chocolate vegano é mais sem graça do que o normal. Na verdade, ele é bem parecido com o outro, até porque também é produzido a partir do cacau (ou da massa do cacau).

Inclusive, se você tem curiosidade de saber como é a produção do chocolate do início ao fim, recomendamos a leitura deste artigo.

De acordo com dados compilados pela abillion, uma plataforma que promove sustentabilidade e alimentos de origem vegetal, a procura por chocolates veganos e produtos com esse ingrediente aumentou em 2,2 vezes entre outubro de 2020 e setembro de 2021.

Na composição do chocolate vegano, ingredientes como leite, mel, albumina e glicerina não são utilizados na fabricação, devido a origem animal que possuem. Dessa forma, eles podem ser substituídos por manteiga de cacau, manteiga de amêndoas, leite de coco, lecitina de girassol ou de soja, e assim por diante.

Com relação ao doce que o chocolate apresenta, existem muitas possibilidades, como o próprio açúcar (refinado ou demerara), xilitol e eritritol. E pra quem prefere um chocolate mais amargo, é só ficar de olho na porcentagem de cacau que ele possui.

Benefícios para a saúde

Além dos benefícios ligados diretamente ao fato do chocolate vegano não apresentar nada de origem animal 一 ou seja, ser mais natural e possuir menos gordura 一, ele também traz outros benefícios que o chocolate comum possui.

Confira alguns deles abaixo:

⦁ Combate ao colesterol;
⦁ Ajuda a prevenir a anemia;
⦁ Diminui a pressão alta;
⦁ Reduz o risco do desenvolvimento de diabetes;
⦁ Regula o intestino.

Ficou curioso para saber mais sobre a relação do chocolate com a nossa saúde? Então clique aqui e leia esse nosso outro texto.

Como escolher o melhor chocolate vegano?

Nós sabemos que existem chocolates de todos os tipos e para todos os gostos. Mas para acertar na escolha, algumas dicas podem ser seguidas.

Antes de tudo, saiba qual chocolate você deseja comer: se ao leite, meio-amargo ou branco. Tendo isso em mente, fica muito mais fácil observar alguns critérios e escolher qual será o da vez.

Ao leite

Se a sua escolha é por um chocolate ao leite, com um sabor mais adocicado, a primeira coisa que você precisa fazer é verificar qual é a origem do leite utilizado na fabricação.

E por que isso é importante? Simples: se você prefere leite de coco, é mais interessante comprar um chocolate que seja produzido com esse leite do que com um de amêndoas, por exemplo.

Meio-amargo

Quando se opta por um chocolate meio-amargo, ou até mesmo um mais amargo, espera-se um sabor mais forte de cacau. Então, fique de olho na porcentagem desse ingrediente que o produto apresenta na composição.

Lembre-se de que quanto maior a porcentagem de cacau, mais amargo é o chocolate.

Branco

Ao contrário dos outros dois tipos de chocolate, o chocolate branco é fabricado a partir da manteiga de cacau. Portanto, veja se esse ingrediente é um dos primeiros que aparecem na lista, visto que, em produtos industrializados, os ingredientes são listados conforme a sua quantidade na composição.

Chocolate Vegano da Doce Beijo

Nosso chocolate vegano é composto por 63% cacau e sem adição de soja. Os ingredientes utilizados são: massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau, lecitina de girassol e extrato natural de baunilha.

Nossa linha é composta por:

  • Línguas de gato
  • Bombons de cereja com licor
  • Chocolate quente no palito (um cubo generoso de chocolate para ser derretido em leite vegetal)
  • Bastões de chocolate com flocos de milho
  • Barras puras
  • Barras com Avelas, amêndoas e cranberry

Onde comprar?

Mesmo que nenhuma marca brasileira tenha aparecido na lista da abillion, já existem várias em nosso país que produzem e/ou comercializam chocolates veganos.

Aqui na Doce Beijo, por exemplo, você não só encontra um bom chocolate vegano, como também o encontra em três sabores diferentes: avelã, amêndoa e cranberry. E se você já conhece os nossos produtos, sabe que a qualidade aqui é bastante prezada na hora da fabricação, não é mesmo?

Se você for de Joinville, dê uma passada em nossa loja para conhecer mais esse produto. Mas caso você não more por aqui, não tem problema, pois também vendemos os nossos produtos pelo nosso site. Clique aqui e garanta o seu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *