Com origem do latim “Adventus”, a palavra Advento significa “chegada” de algo ou alguém. Assim sendo, o Calendário do Advento ou Adventskalender, é um momento de preparação, de contagem regressiva para a chegada do Natal.
Origem
O Calendário do Advento surgiu no século XIX com os luteranos alemães, com a finalidade de os adultos ajudarem as crianças a contar os 24 dias que antecedem o Natal. Para isso, alguns luteranos começaram a fazer marcas de giz em suas portas como contagem regressiva. Outros, criaram diferentes formas de fazer a contagem, com petiscos e leitura de versículos bíblicos.
Outro modelo utilizado era os pinheirinhos, também chamados de “árvores do Advento”. Todo dia, depois de uma leitura da Bíblia, as crianças penduravam estrelas ou bandeiras na árvore.
Apesar da contagem do Advento começar a partir do primeiro domingo após o dia 26 de novembro, os calendários atuais começam a partir do dia 1 de dezembro e contam com caixinhas e/ou portas com chocolates ou guloseimas para serem consumidos a cada dia.
O primeiro Calendário de Advento impresso
A primeira produção de um Calendário do Advento foi em 1851, contudo só em 1902 é que se teve uma impressão em larga escala. Os calendários impressos foram produzidos em Hamburgo pela editora da Livraria Protestante Friedrich Tümpler.
Chamado de o “pai” do Adventskalender, o vigário e tipógrafo alemão Gerhard Lang foi o responsável pela popularização dos calendários em 1908.
Seu calendário de papel não tinha portas para abrir ,mas tinha duas partes impressas, um papelão com 24 versos e uma folha com 24 figurinhas coloridas. Todos os dias, as crianças liam um verso escrito pelo próprio Lang, recortavam uma figurinha e colavam sobre o verso.
Você já garantiu o seu Adventskalender? Ainda não? Venha até nossa loja ou acesse nosso site garanta já o seu!