- Mantenha o chocolate em local seco e escuro, em temperatura entre 12 e 20ºC.
- Mantenha o chocolate bem embalado para evitar entrada de ar, umidade e odores de outros alimentos (a gordura presente no chocolate absorve estes odores).
- Evite guardar o chocolate na geladeira ou no freezer (isso vai alterar a qualidade). Exceção: se o clima está extremamente quente e não há local mais fresco na casa, ele vai derreter e alterar a qualidade de qualquer maneira, então embale-o em 2 sacos plásticos herméticos, um dentro do outro, e coloque-o na geladeira. Quando tirá-lo da geladeira, mantenha a embalagem fechada por aproximadamente 2 horas para que ele volte à temperatura ambiente gradativamente antes de entrar em contato com o ar.
O que acontece quando o chocolate é armazenado errado
- Em altas temperaturas ou grandes variações de temperatura de armazenamento ocorre o “fat bloom”. Uma camada muito fina e branca de cristais de gordura se forma na superfície do chocolate, o que não afeta o sabor do seu chocolate, mas afeta bastante sua aparência.
- Em local úmido ou se é movido de armazenamento muito frio para um ambiente muito quente, ocorre o “sugar bloom”, uma forma de condensação que produz uma superfície rugosa e irregular no chocolate.
- Em contato com a luz ou o ar, ocorre a oxidação, as gorduras se decompõem e o sabor do chocolate é perdido. Isto pode ser acompanhado por um cheiro desagradável. Devido ao maior teor de cacau, o chocolate amargo contém mais antioxidantes, o que faz com que este seja o chocolate com maior durabilidade.